bg_comeuii.png
TU COMEU II
CAIS RESTAURANTE E BAR
SANTOS/SP

Santos tem uma ligação muito forte com o porto. Nossa economia depende dele. São diversos postos de trabalho gerados direta e indiretamente pelo porto. E, apesar de já estarmos acostumados, ele faz parte do nosso cenário. A gente nem liga para os navios colossais cheios de containers ou grãos entrando na barra ou para a silhueta dos guindastes no horizonte, pois eles já fazem parte do nosso dia a dia. E homenageando esse ícone da nossa cidade foi que surgiu o Cais.

Enquanto muita gente estava com medo de empreender, o Cais abriu suas portas bem no meio da pandemia. Localizada no antigo ponto da Kokimbos da Ponta da Praia, na Av. dos Bancários, a casa tem uma decoração com temática portuárias, com uma porta de container, cordas de navio e até os garçons usam coletes de estivadores. Mas o destaque fica por conta do cardápio, que teve a colaboração na elaboração do chef Danilo Rocha (responsável pelo TU na Cozinha). Então, você pode ter certeza que a comida vai ser boa. E é!

Primeiro, vale salientar que o restaurante abre tanto para almoço quanto à noite, servindo desde pratos a porções. Para quem procura um prato, o sucesso da casa é o Camarão do Cais, com três camarões recheados com catupiry, empanados com uma massa secreta e farinha panko, arroz caldoso do mar e farofa de banana. O negócio é chique. Eu até tinha pensado em experimentar esse prato, mas sou um cara que gosta de porções e não pude evitar algumas opções que vi no cardápio. Uma delas foi a Croquetas de Porco (seis bolotas crocantes por fora e cremosas por dentro, acompanhadas de um molhinho refrescante com hortelã). Uma delícia. Também pedi uma porção de Croquetas de Couve Flor. Esta foi pela curiosidade e foi uma surpresa maravilhosa. Recheadas com queijo coalho, elas são leves e saborosas. Depois de tantos bolinhos, respirei e fui na dica que o chef Danilo me deu antes de ir: os pastéis. Pedi um Mix, assim poderia provar cada um dos sabores (Polvo, Bobó de Camarão, Queijo e Carne de Panela). E se a dica é do chef, foi pedido certeiro. Todos são uma delícia. Os de frutos do mar são muito saborosos, bem temperados, mas o de carne de panela, meu amigo, esse leva para a casa da vó da gente. É comfort food dentro do pastel. Comida para a alma.

Ainda experimentei um drink da casa, o Terra Nobre do Cais, que leva açaí, gengibre e cachaça artesanal. Muito refrescante e bem diferente. E depois de tanta comilança, não sobrou espaço para mais nada, nem para uma sobremesa. A sorte é que o restaurante fica aqui do lado da minha casa e dá para ir lá rapidinho para experimentar o que ficou faltando.

  • Instagram
Croquetas
press to zoom
Mix de Pastéis
press to zoom
1/1