bg_falar.png
TU TEM O QUE FALAR
MEU PET DE LATA
POR FERNANDO DE SANTIS

Em tempos difíceis, vemos movimentos para ajudar as pessoas que perderam seus empregos ou que passaram por algum desastre, por exemplo. Está na natureza do ser humano destruir, porém também está, em nossa natureza, ajudar. E algumas pessoas utilizam seu tempo para fazer o bem. No caso da Andressa, ela escolheu ajudar os anjinhos que estão na Terra: os animais.

Andressa Mendes tem apenas vinte e três anos, nasceu em Santos, e, com essa carinha de menininha, é médica veterinária desde 2019. Porém, já é ativista em causa dos animais abandonados há sete anos, bem antes de ser formada como veterinária.

O projeto Meu Pet Lata surgiu em 2015, bem no ano que Andressa entrou na faculdade. A ideia veio depois que ela teve contato com pessoas carentes. Andressa cursou a UNIMES, no Morro da Nova Cintra, em Santos. Então, acabou tendo contato com uma população mais carente e necessitada e, consequentemente, teve contato com animais que tinham também necessidades, que fugiam da realidade que a Andressa vivia. Essa situação que vivenciou foi o estalo para que pudesse empreender e começar um serviço social que fosse voltado para a causa animal. 

“Desde que entrei na faculdade, atuo com ações para animais, como campanhas de castração, campanhas de vacinação, campanhas de arrecadação e doação de rações, campanhas de adoção… São vários projetos que realizo e, a grande maioria deles, são voltados para a Baixada Santista, e não só Santos”, conta empolgada, e continua “atendo a Área Continental, uma população um pouco mais distante de onde moro, porém sempre estou voltando para atender tantos protetores quando moradores dessas situações. Eu trabalho também com as aldeias indígenas da Baixada Santista”, completa.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1

Ter um projeto desse tipo não é fácil, principalmente porque Andressa faz tudo sozinha! Não tem equipe. “Embora as pessoas demonstrem ter interesse em ajudar as causas, quando preciso realmente da mão de obra, acabo ficando desamparada. Mas tento realizar dessa forma e, mesmo sozinha, sempre deu certo”, confessa.  

As ações englobam disponibilidade de tempo, locomoção, a veterinária precisa conhecer o protetor ou protetora, precisa conhecer o lugar, os animais, então o projeto demanda bastante tempo e dedicação. E como atende em outra área, o atendimento clínico, Andressa acaba tendo que se dividir bastante, para fazer os dois.

Outra dificuldade que Andressa enfrenta é a conscientização da população. Ter que praticamente reeducar uma população que sempre teve uma outra relação com os animais, que não entendem a importância da prevenção e que não conhecem as doenças. Além de ter um foco nos animais, o trabalho da nossa heroína é também 100% humano, tendo contato com os tutores dos animais e moradores da região. A conscientização transformou-se em meta do trabalho Meu Pet Lata. Trazer para a população a informação e educação é tão importante quanto o contato com os animais.

Um outro braço do projeto Meu Pet Lata foi a criação de uma loja online, onde são vendidas camisetas com estampas de animais, e os lucros das vendas são voltados totalmente para a compra de rações que são doados nos lugares que o projeto atende, e nesse projeto, Andressa ainda quis deixar a identidade da marca do Pet Lata, que é o sachezinho de ração que equivale uma refeição individual. Desta forma, a pessoa adquire o produto, pode oferecer essa ração para algum animal abandonado, que tenha acesso. Dá para levar na bolsa e certamente faz muita diferença para os bichinhos. 

Ajudar os animais carentes é garantia de um espaço no céu. Certamente quando coloca a cabeça no travesseiro, para dormir, essa jovem veterinária de Santos dorme com o coração bem quentinho, sabendo que faz bem, para esses bichinhos que só querem amor e uma família.

Quer ajudar a meu pet lata?

Se você quer ajudar o projeto Meu Pet Lata, basta acompanhá-los nas redes sociais, como o Instagram (@meupetlata), além do site, onde estão disponíveis as t-shirts para compra em www.meupetlata.com.br