bg_bebeu.png
TU BEBEU
​FÁBRICA DE CERVEJA EM SANTOS
POR LÍVIA MIRANDA

Pouco tempo atrás, escrevi uma matéria sobre as primeiras cervejarias de Santos. Mal sabia que depois de anos, Santos iria voltar a ter uma fábrica de cerveja artesanal e, melhor ainda, é minha cervejaria do coração, a Everbrew.

HISTÓRIA

 

Renê e Célio, até então amigos de trabalho, começaram a fazer cerveja em casa há 10 anos. Buscaram produzir, por hobby, cervejas lupuladas, pois são as que agradam o paladar de ambos e o resultado foi certeiro. Os amigos sempre pediam mais e o que era diversão virou negócio. Logo de cara, em 2017, eles ganharam a medalha de bronze no concurso mais importante no Brasil, o Festival Brasileiro da Cerveja, com um dos seus primeiros rótulos, a Everblack. Depois disso, a marca foi caindo no gosto do público e crescendo cada vez mais.  Atualmente, possui mais de 100 receitas criadas, 25 mil litros produzidos por mês com distribuição para todo o Brasil, China e diversos países da Europa e que abastecem também as torneiras do pub situado no Canal 4, que já é ponto de encontro da galera.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1

FÁBRICA

 

“Primeiro estabelecemos a marca, garantimos a qualidade e repetibilidade. Temos um volume grande para uma artesanal, somos bem atendidos como ciganos, mas queremos ter a vantagem competitiva da produção própria e o controle dos processos”, explica Renê, sobre os motivos que os levaram a ter a própria fábrica.

 

A fábrica será parte do processo de revitalização do Mercado Municipal de Santos, com capacidade de produção de 28 mil litros por mês, podendo ser ampliada para até 40 mil litros/mês. O investimento total foi de R$ 4 milhões. Investimento esse que se deu por causa do crescimento de volume de 130% na pandemia,  que apesar de ter afetado a economia nacional, a marca fechou 2020 com resultados positivos.

Os sócios Renê e Célio afirmam que acreditam muito no projeto, pois trará ainda mais visibilidade para Santos e por incentivar o turismo cervejeiro. Eles pretendem estimular as pessoas a visitarem as instalações e participarem de visitas guiadas, além dos clientes poderem degustar a bebida ainda fresca, recém-retirada dos tanques da fábrica, além também de levar o nome da cidade para todo o Brasil e fora dele.

A previsão da fábrica rodar oficialmente é na segunda quinzena de dezembro, por enquanto os equipamentos estão em fase de testes e ajustes finais.

Mas enquanto a Everbrew no Mercado Municipal de Santos não começa a funcionar, você pode ir ao Ever Pub, na Rua Siqueira Campos, 351, e se divertir com as 14 opções diferentes de cerveja disponíveis lá.