bg_bebeu.jpg
TU BEBEU
ACERTE A CERVEJA,
MAS NÃO ERRE NO COPO
POR LÍVIA MIRANDA

Tu sabia que existe copo certo para beber cada estilo de cerveja?

 

Beber cerveja no copo americano já é uma delícia, mas, irei mostrar para vocês que a escolha do copo correto muda completamente na impressão e degustação da cerveja pois interfere na formação de espuma, aroma e sabor.

 

Antigamente eram usados os mais diversos materiais, como cerâmica, argila, couro revestido e metais, mas foi na segunda metade do século XIX que o vidro se tornou material mais comum na fabricação de copos por ser um material que permite que você enxergue, cheire e deguste sua cerveja no copo sem interferência do material utilizado na fabricação. Imagina beber em um copo de couro, por exemplo, altera totalmente o sabor e é impossível enxergar a cor da cerveja. 

A regra geral para a escolha do copo é: quanto mais leve e menos aromática a cerveja mais estreita é o copo pois retém mais aroma tornando mais fácil senti-lo e quanto mais encorpada e aromática, mais largo e bojudo deve ser o copo pois soltam melhor o aroma.

Agora vamos aos tipos de copos:

PILSEN OU PILSNER

Formato estreito e alongado para receber cervejas tipo American Lager ou Pilsen, pois não possuem aromas evidentes facilitando assim a concentração  do aroma.                    

WEIZEN

A boca larga é pela grande intensidade aromática do estilo e o tamanho é para garantir que todo o conteúdo da garrafa (500ml) seja servido no copo para a homogeneização do fermento. 

TULIPA

E um dos mais versáteis, seu corpo arredondado captura os aromas e sua bordada para fora encaixa perfeitamente nos lábios e sua curvatura ajuda na estabilidade da espuma. Ideal para: Belgian e Lambics. 

PINT

Na verdade, o PINT é uma unidade de medida, que corresponde a 568ml na Inglaterra e 473ml nos Estados Unidos. O estreitamento na parte de baixo diminui a transferência de calor. Ideal para Stouts e demais ales inglesas.

GOBLET

Indicado para cervejas de alta intensidade aromática como as belgas. Sua boca é larga para maior volatilização do aroma e a haste evita que o calor das mãos seja transferido para a cerveja. Ideal para Dubbel e Triplel.

SNIFTER

A base larga propicia a transferência de calor das mãos para a cerveja, auxiliando a volatilização dos aromas e o seu estreitamento superior captura os aromas. Ideal para Strong Ales, Barley Wines e Imperial Stouts.

Cada copo tem um propósito, alguns para auxiliar na formação da espuma, outros para deixar o aroma da cerveja mais evidente. Mas, o mais importante mesmo é proporcionar um momento especial. 

Aposto que deu vontade de experimentar uma cerveja no copo certo 

Curiosidade

Agora que você já sabe escolher o copo certo, vou te mostrar como detectar um copo sujo, afinal, não adianta nada servir aquela cerveja belga que você guardou com muito carinho para tomar em um momento especial em um Goblet mal lavado? Essas bolhas que aparecem no copo indicam que seu copo foi mal lavado, essa sujeira (resíduos ou óleos no recipiente) forma pequenas asperezas que permitem que as bolhas tenham um lugar onde se agarrar durante a ascensão fazendo com que a espuma desapareça mais rapidamente. Uma dica é em casa ter duas esponjas, uma para a louça e outra para lavar seus copos evitando assim odores indesejados na hora de tomar sua cerveja.

© 2016 by Revista TU